Dica de Leitura – AntiPrincesas =)

Hoje, dia 11 de Outubro, é comemorado o Dia Internacional da Menina. Essa data foi instituída pela ONU em 2012, com o objetivo de promover os direitos de meninas e mulheres adolescentes e eliminar as desigualdades de gênero em todo mundo. Essas desigualdades incluem a proteção contra a discriminação de gênero, violência e casamento infantil forçado, direito à educação, à nutrição e cuidados médicos.

Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade que designa papéis limitantes para as meninas. Brinquedos, desenhos, músicas, roupas, propagandas de TV, enfim, muito do que chega para elas as “ensinam” que elas devem ser frágeis, sempre lindas, penteadas, com roupas impecáveis, magras, sempre se adornando para a chegada do “príncipe”.

Será que nossas meninas precisam mesmo ser encorajadas a se tornarem somente isso? Eu tenho PLENA certeza de que elas podem ser MUITO mais.

Sou apaixonada por essa música =)

E com tantos livros infantis por aí, as opções de meninas que vivem grandes aventuras, ou são heroínas são bem poucas.

Há algum tempo a editora argentina Chirimbote lançou uma coleção de AntiPrincesas, com o intuito de levar a história de grandes mulheres reais para as crianças.

Distribuída no Brasil pela editora SUR, a série de livros conta a história de Frida KahloVioleta ParraClarice Lispector e Juana Azurduy. O design gráfico do livro é diferente, com uma linguagem não linear e distribuída em várias janelas e imagens com diferentes cores e que trazem diferentes informações, um formato mais dinâmico para as crianças. No final dos livros tem exercícios e espaço para pinturas de autorretratos.


Fiz uma publicação no meu blog com mais sugestões de livros e filmes para empoderar meninas. Corre lá pra ver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s