Como Escrever Um Excelente Roteiro! (Para Filmes, Séries e Teatros)

Opree, hoje vou dar algumas dicas de como escrever um excelente roteiro, mas antes de você querer me julgar por nunca ter feito cinema, como você particularmente, pode ter feito, vou explicar o motivo que eu sei disso.

Eu sempre fui apaixonado por escrita, por inventar histórias, criar personagens, até que um belo dia, a igreja que eu congrego, estava procurando recriar a história do filho pródigo, então acabei descobrindo e me propus para tentar recriar a história de uma forma contemporânea. Depois de uma semana o roteiro estava pronto, mas foi tudo da minha cabeça, sem formatação alguma, e sem contar que estava cru o teatro, faltando ideias, cenas, falas, personagens. O teatro foi apresentado na minha igreja 3 vezes em situações diferentes, depois disso, um ano depois fui chamado novamente para escrever o teatro do “Filho mais velho” uma vertente pouca explorada na bíblia, que possui uma relevância gigante, foi neste ponto que eu comecei a aprender mais sobre roteiros. Por fim, quando a igreja foi chamada para fazer uma turne regional, com nosso teatro, descobri que eu tinha que reescrever todo o teatro do filho pródigo,, afim de melhorar ele. Toda essa minha viagem como roteirista e diretor, começou a 4 anos atrás, e meus roteiros já foram apresentados mais de 8 vezes.


Como Eu Faço Um Roteiro?

No começo, todo mundo corre para o word, foi ai que eu descobri uma ferramenta especifica para roteiros, que se chama “Celtx”. O Celtx é um site focado em criação de roteiros, onde te proporciona uma excelente formatação, sem contar que tudo fica na nuvem no servidor deles. Ou seja, na minha opinião todo roteiro deveria ser feito lá.

https://www.celtx.com

Resultado de imagem para celtx roteiro


Como eu transformo minha história em um roteiro?

O primeiro ponto fundamental para realizar essa ação, é ter no papel a história escrita. Ela não precisa estar completa, mas o esboço já é um bom começo.

Geralmente quando eu começo escrevendo uma história, desenvolvo no “Keep” do google, toda a história, de uma forma bem seca, sem entrar nos pontos mais importantes da trama. Então sabendo como vai ser o começo ,eu faço um breve resumo de como eu desejo que seja o climax, e por fim faço outro resumo de como seria a finalização perfeita. Terminando esses resumos, começo a criar o roteiro no celtx, de forma a reescrever o inicio, criar mais profundidade nos personagens.

glenn-carstens-peters-203007

O ponto mais complicado, é quando sua história está pronta. Neste momento que se você criou poucas referencias, é o momento de reler seu roteiro e encontrar pontos que você pode explorar. Toda boa história, não pode ter apenas “Começo, meio e fim”, isso é o essencial, toda história precisa de referências, ações, efeito borboleta, é necessário que um ato no passado faça uma mudança no futuro que reflita no presente, ou que uma ação no futuro só ocorra por causa de um pequeno detalhe que aconteceu no passado, toda pessoa que vai assistir a sua peça, filme, série, quer ter aquele segundo em que ele se depara com a história do filme e pensa “Nossa, faz todo sentido agora”. Nunca é bom entregar a história de uma vez só, use e abuse do mistério, do drama.

 


Como Eu Desenvolvo Falas das Personagens?

Existe alguns conceitos que eu utilizo, até mesmo fora do roteiro, quando estou criando um personagem em um livro de ficção, que é criar o personagem na sua mente, e imaginar o motivo dele estar ali, criar toda uma história para ele, e para onde ele pode ir.

No roteiro, a dificuldade está em se lembrar que não é uma personagem fictícia, e sim alguém real que vai interpretar. Então deve-se ter muito cuidado com o que você vai imaginar para sua personagem.

joao-silas-72563.jpg

Outro ponto principal, a linguagem que você está escrevendo, vai coincidir com alguém do mundo? Você conhece alguém que fale como Shakespeare em 2017 ? Então tome cuidado com a escrita que você está desenvolvendo para as falas.

Ultima dica, leia livros, esse é o essencial, procure roteiros, leia roteiros, entenda como eles funcionam,

http://www.roteirodecinema.com.br/


 

Mande para Amigos Revisarem.

Não veja problema em enviar para seus amigos darem uma olhada nos roteiros, toda ajuda é bem vinda, peça para eles analisarem, para encontrar pontos falhos, ou coisas que estão fracas na trama. Pedir ajuda para chegar na perfeição é o minimo que você pode fazer para que dê certo seu roteiro.

 

alejandro-escamilla-2.jpg

Vou ficar por aqui, espero que tenham gostado do post!!

Anúncios

4 comentários sobre “Como Escrever Um Excelente Roteiro! (Para Filmes, Séries e Teatros)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s