3min filosofando: “Liberdade pra dentro da cabeça”

Liberdade: ter o direito de agir segundo o livre arbítrio e vontade própria. Nos dias de hoje também é possível adicionar, utopia como uma das definições do termo, mas afinal a sociedade é mesmo livre?

Na Idade Antiga, Platão já se questionava sobre a manipulação da sociedade e a questão da autonomia. Durante a era seguinte a imposição religiosa e a inquisição para controlar aqueles que não à seguiam tirou grande parte da liberdade, tal como o regime feudal.

E dessa maneira foi se perpetuando pelos pelos séculos e a medida que a linha cronológica se aproxima do período atual, é possível ver a semelhança da dominação imposta à sociedade pelos seus lideres.

Já na Era Moderna, a sociedade presenciou inúmeros regimes absolutistas e totalitários, limitando novamente as ações. Chegando à Idade Contemporânea, marcada por duas grandes guerras e governantes tiranos se torna praticamente impossível ter a sensação de liberdade.

Logo, a melhor maneira de reafirmar a falta de autonomia é usar como exemplos grupos de resistência, tal como o movimento Ludista na Revolução Industrial, que lutou contra o sistema da época. Mas também, artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso e outros, que durante a Ditadura Militar no Brasil, lutaram contra a censura e a favor da liberdade de expressão.

Ainda hoje, artistas mais atuais, como Chalie Brown Jr, Emicida e outras banda como Natiruts, o grupo de rappers ConeCrewDiretoria, continuam criticando o sistema que aliena pessoas, e ainda clamam pela real liberdade e não apenas a falsa sensação de livre arbítrio, mas sim aquela independência tão desejada desde o começo da civilização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s