Sala de leitura: dicas e inspirações

Já pensou em ter um cantinho de leitura ai na sua casa? O momento de pausa para leitura merece espaços agradáveis e inspiradores. A leitura nos leva a lugares inimagináveis e ter um cantinho onde isso possa ser feito de maneira tranquila e sossegada é muito importante para não só valorizá-la mas como também estimulá-la.

Pensando nisso eu trouxe pra vocês uma série de cantinhos de leitura de todos os jeitos possíveis, e a intenção mesmo é estimular vocês que gostam de ler a ter um lugar assim, confortável, iluminado e o mais importante: cheio de livros pra ler, vale até ter um Kindle ou Kobo em haha (Pra quem não sabe o Kindle e o Kobo são dispositivos de leitura com tela “branca”, é como se fosse um tablet mas ele é de leitura e cabe muito e-books dentro). Também apresento algumas dicas para estimular a leitura em casa. Olha aí:

Uma poltrona e uma janela já são suficientes para ter um cantinho agradável para a leitura

Se você tem um espaço em baixo da escada que tal transformá-lo em um lugar de leitura?

sala-de-leitura-14

Ou então que tal em frente a janela?

sala-de-leitura-5

Até a rede aqui serve como local de leitura, já que foi colocada na sala

sala-de-leitura-1

Esse balanço é incrível, retrô e moderno ao mesmo tempo!

sala-de-leitura-2

Se você tiver um espaço assim a leitura fica muito agradável né? Dá até pra ser uma sala de tv também haha, é uma opção mais cara mas não vou me enganar, eu adorei a idéia!

sala-de-leitura-8

Essa última é um local aparentemente pequeno mas que foi aproveitado muito bem, a criançada adora e nós também né!? rs

sala-de-leitura-7

8 dicas para estimular a leitura em casa

Diante de um universo cheio de distrações tecnológicas a leitura em casa nem sempre é fácil né?! Eu sei bem disso, e mesmo gostando muito de ler sempre paro um pouquinho pra entrar nas redes sociais e ver o que está acontecendo, pensando nisso essas dicas são bem úteis e vão te ajudar a se distrair menos e ler mais.

1. Adapte o ambiente para uma leitura praserosa

Locais com distrações eletrônicas (TV, som, computador), passíveis de ruídos ou entrada de pessoas não ajudam. Escolha um ambiente calmo e confortável e opte pela leitura em horários em que a você se encontra menos agitada.

2. Escolha a leitura correta

Leia em seu ritmo sem forçar e escolha um livro que goste do assunto para que se sinta mais estimulada a ler.

3. Pratique regularmente

A leitura só se torna um hábito quando feita com regularidade. Ler pouco e frequentemente é a melhor estratégia para despertar o interesse pelos livros. Os especialistas garantem que 10 a 15 minutos de leitura diária já são o suficiente.

4. Leia em conjunto

Se tiver dificuldades em ler sozinha vá a um parque com várias pessoas em um horário mais tranquilo, ou converse com alguém sobre algum livro, eu sei que é difícil as vezes encontrar alguém que leu o mesmo livro que nós, porque são muitos livros mas se não encontrar ninguém, vá até a internet, lá tem vários posts e comentários sobre livros, enfim, eu sei que é uma estratégia estranha rs mas ajuda você vai ver!

5. Seja positivo

É comum começarmos uma leitura e logo nas primeiras linhas desanimar, por ser muito difícil ou sei lá por qualquer outro motivo, mas não desanime, leia mais um pouco, um ou dois capítulos, depois se não gostar mesmo tudo bem, troque o livro e continue sua leitura, mas o importante é persistir, tem leituras que são mais complexas mas que têm um conteúdo incrível.

 6. Vá a bibliotecas

Se o acervo de casa for pequeno ou limitado, faça uma visita à biblioteca para que você tenha contato com uma infinidade de obras diferentes. Ter contato com o grandioso universo dos livros estimula a vontade de ler e o interesse por obras diferentes.

7. Ao final de cada leitura, valorize a reflexão

Ser um leitor é mais do que pronunciar palavras corretamente. O importante é compreender o que se leu e tirar lições positivas daquela leitura para a vida. Então, ao final de cada livro, pense na mensagem do livro e tente agregar na sua vida.

sala-de-leitura-16

Uma pessoa que gosta de ler vê o mundo de forma diferente pois entende seu significado e sabe que através de uma boa educação se chega a lugares inimagináveis!

Se todas as pessoas gostassem de ler pelo menos um pouco o crime não teria espaço no mundo! Eu penso assim, um livro muda o mundo através das pessoas que o lêem, e estimular a leitura em casa é um bom exemplo para as outras pessoas de que a educação é que vai transformar os seres humanos em pessoas melhores.

Espero que vocês se inspirem a criar  um cantinho assim na casa de vocês.

Super beijo a todos!

Carol Albareli

Referências: estantevirtual.com.br, pinterest.com, lovelyca.com.br e casa.abril.com.br

Anúncios

4 comentários sobre “Sala de leitura: dicas e inspirações

  1. Pingback: Relembrar é uma forma de eternizar! – 7Seasonsblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s