Batata frita SAUDÁVEL!

Batata frita é praticamente um gosto universal: é difícil encontrar alguém que não goste! E pensando em agradar ao paladar e também a saúde, resolvi mostrar como eu faço minha batata frita SEM ÓLEO! Então, mãos a obra!

  1. Pegue algumas batatas e lave-as muito bem. Se você quiser, pode descascar, mas isso não é necessário pois a casca da batata contém fibras, potássio, ferro, fósforo, zinco e vitamina C (leia mais aqui). images
  2. Corte a batata em palitos do tamanho de sua preferência. batata
  3. Agora vem o truque: cozinhe os palitos antes de colocar na airfry! Acabei descobrindo que fica muito mais gostoso, porque desse jeito, a batata fica macia por dentro, e a airfry é quem será responsável por formar aquela casquinha de “frito”. Não precisa cozinhar muito: conte cerca de 10 minutos após o fervimento da água, pois você não quer que a batata desmanche, apenas que não esteja crua.
  4. Coloque as batatas na airfry por cerca de 30 minutos a 200ºC, virando na metade do tempo. E TCHARAM! Batata frita sem óleo!

SONY DSC

E QUEM NÃO TEM AIRFRY? VAI FICAR SÓ NA VONTADE? CLARO QUE NÃO!

O modo de fazer é o mesmo, mas ao invés de colocar as batatas na airfry, você leva as batatas ao forno! A fôrma antiaderente não exige nenhum tipo de gordura adicional, porém, se você não tiver, pode usar uma fôrma normal, untada com um pouco de azeite (passe um papel toalha na forma para retirar todo o excesso). O tempo no forno varia de acordo com o modelo do fogão e a temperatura, entretanto, deve ficar em torno de 40 minutos.

VOCÊ SABIA???

  • Hidroxianisol (BHA) e butil-hidroxitolueno (BHT) são encontrados em batatas fritas, banha, gordura. Elas impedem que o sabor fique ruim, ou a comida fique rançosa. Também ajudam a manter a cor. Afetam o sistema neurológico, alteram o comportamento e aumentam o risco de câncer. BHA e BHT podem atrapalhar seriamente hormônios, especialmente em mulheres na menopausa. Também causam irritações na pele.
  • 100 gramas de batata frita, em gordura, possuem 291 calorias e 16 gramas de gordura enquanto a mesma quantidade de batata frita sem óleo possui 87 calorias (3 vezes menos!) e 0,1 gramas de gordura!
  • O excesso de gordura é prejudicial ao organismo já que, além de engordar, pode provocar problemas cardiovasculares, nas artérias e no coração, aumentar o colesterol ruim (LDL), a pressão arterial e provocar doenças como diabetes.
  • O sódio é outro ingrediente muito presente nas receitas de batatas industrializadas e que faz mal se houver exagero. Em quantidade excessiva, esse ingrediente pode levar ao aumento de pressão arterial, aumentando o risco de infarto, AVC (acidente vascular cerebral), insuficiência renal e cardíaca, doenças neurológicas, aneurisma (derrame), problemas respiratórios e retenção de líquidos. 

Se você conhece outro modo saudável de preparar um alimento, compartilhe com a gente nos comentários! Não deixem de experimentar, além de gostoso, seu corpo agradece!

Anúncios

7 comentários sobre “Batata frita SAUDÁVEL!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s