Para entender melhor como cuidar do nosso cabelo é muito importante primeiro entender alguns termos químicos que encontramos por aí como pH equilibrado.
1- O que é pH?
pH significa potencial hidrogênico, mas para nós não cabe entrar em detalhes, o que realmente precisamos saber é que este indica o quantão o meio é ácido, neutro ou básico.
2- Como isso se relaciona com o cabelo?
Como o pH do nosso cabelo varia entre 4,5 e 5,5: ligeiramente ácido. Isso significa que os produtos aplicados em nossos cabelos devem também se manter nesse intervalo.
- O pH ácido no cabelo: fecha a cutícula dos fios mantendo o cabelo saudável, macio, sedoso, brilhante…
- O pH básico no cabelo: abre a cutícula dos fios, deixa o cabelo poroso, fraco, nada saudável, sem vida…
3- O que eu preciso saber?
Produtos básicos: usados geralmente quando é necessário mudar a estrutura do fio, para isso é necessário abrir as cutículas. Como no caso de relaxamentos, colorações, etc
- shampoo do dia a dia: geralmente fica entre 5 e 6
- shampoo anti resíduos: geralmente perto do 8
- shampoo de bebe: geralmente 7
- condicionadores e mascaras: entre 3,5 e 4,5
Produtos ácidos: usados para fechar as cutícula e recuperar o pH ideal do cabelo após tratamentos químicos.
4- Química + pH = resultado dos sonhos
- Antes de um processo químico: há quem goste de usar o shampoo anti resíduo, assim este já deixa as cutículas abertas e então seu cabelo já está pronto para receber a química.
- Depois de um processo químico: geralmente esse processos possuem pH básico, então para fechar as cutículas é necessário reequilibrar o pH do cabelo e isso é feito usando produtos ácidos
- Cuidado importante: Pessoas que possuem algum tratamento químico como a progressiva (que é consiste em selar os fios) devem evitar shampoo anti resíduos já que eles fazem justamente o contrário.
Imagens:
minhaqueridanecessaire.com
stratosbio.com
samilyferreira.wordpress.com