Faculdade? Observações de uma caloura.

Fala Galera, tudo bem?

Hoje vim aqui falar um pouco sobre como foi essa mudança de Ensino Médio para o tão temível Ensino Superior. Pois é, eu em meus meros 18 anos, curso Direito em uma universidade estadual e resolvi trazer esse post principalmente para aqueles que ano que vem vão viver essa mudança.

Acredito que a mudança é total, acima de tudo. Quer mesmo ler sobre o término do Ensino Médio? Então que não enfeitemos com eufemismos: é difícil. No meu caso, a maior parte dos meus amigos foram embora, já moro no interior e a escassez de cursos universitários por aqui é forte (no meu caso, estudo em uma cidade que fica a uma hora e meia da minha… Cansativo, mas é o que há). Seja pela distância ou pela falta de tempo, aos poucos as amizades de Ensino Médio “perdem” sua frequência (não diria a força, porque é possível mantê-las sim). Então, prepare-se para muitas lágrimas e saudades. No meu caso, eu senti e assumo que ainda sinto muita falta da galera. Eu estudei toda a vida escolar com as mesmas pessoas, então isso pesou muito quando acabou. Aprender a lidar e conviver com isso tem que estar no topo da lista…

Deixando de lado o sofrimento do fim, que tal um recomeço? É tudo novo! Primeiramente que você vai ter perdido alguns amigos, mas vai conhecer vários outros. E acredito ser a parte mais legal. Todo aquele lance de começar a construir amizades, de fazer novos laços, de ir aos poucos conhecendo as pessoas e fortalecendo aquela parceria com alguns. Acredito que isso seja um dos motivos que levem ao tal amadurecimento e crescimento também. Você afinal não tem seus amigos que te conhecem dos pés a cabeça…Tem a ressalva para a galera ainda que curte muito festas, que não é tanto meu caso, mas o que não falta é isso. Pelo menos uma festa bombada por mês,então é perfeito para quem curte, não? haha

Agora vamos para a parte real, acadêmica e de estudos?! Você tem mais liberdades que no Ensino médio, como é escrito e dito em todos os cantos. Apear que ainda tem um ou outro professor que vai implicar com o seu celular… É aquela sim de ir a hora que quiser e voltar também. Afinal, você está em uma universidade. Professor não tem que bancar o monitor…

E as matérias, Vanessa? O termo “Ensino Superior” já diz tudo. Prepare-se para pirar. É muita coisa, pouco tempo e falta até o fôlego. Não, não é mimimi quando te dizem que é difícil. Não é impossível, mas requer um esforço muito maior do que antes. No meu caso, tive até que refazer meu planejamento de estudos, porque meu método de estudar não estava funcionando.

Mas, por fim, diria que a vida universitária é aprendida na prática. Os suores, lágrimas e felicidades devem ser vividos e aprendidos.

Beijos, Vanessa!

Anúncios

3 comentários sobre “Faculdade? Observações de uma caloura.

  1. Eu estou no último ano da faculdade e ler esse seu post me levou um pouquinho de volta ao comecinho da faculdade… Também sou do interior e estudo há 1 hora e meia da minha cidade. Quanto aos amigos do ensino médio, os que são de verdade, permanecem com você… Às vezes não tenho tempo nem pra respirar, mas são esses amigos que não me deixam surtar hahaha. Faculdade é mesmo uma loucura, mas quando começa a chegar no finalzinho o coração já aperta de saudade! Aproveite muito, o tempo passa muuuito rápido!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s