Morgana, uma terrível feiticeira??

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje irei dar duas dicas muito especiais de livros e filme. Todo mundo conhece a história do Grande Rei Arthur e seus Cavaleiros da Távola Redonda, não é? Sabem que ele é traído pelo seu melhor amigo Lancelote e sua esposa linda e formosa Guinevere que ama o amigo do marido e tudo isso envolvendo as maldades da terrível feiticeira de Camelot, Morgana. Pois esqueçam tudo que vocês ouviram, viram ou leram sobre essa grande lenda, quero apresentar os livros da série As Brumas de Avalon escritos por Marion Zimmer Bradley e que desconstroi de maneira magnífica todos os estereótipos e “verdades” que foram relacionados ao Grande Rei da Bretanha, Arthur.

Em seus livros a autora conta a ascensão e queda de Arthur através do olhar e opiniões das mulheres e Morgana é a principal personagem e é ela quem narra toda a história, além dela temos Igraine (mãe de Arthur e Morgana), Guinevere, Morgause (irmã de Igraine) e Viviane (a grande Sacerdotisa do Lago e Senhora de Avalon antes de Morgana e também irmã de Igraine e Morgause). Mas não pense que só porque a história de cavalaria é contada pelas mulheres que não temos sangue, espadas, confrontos e muita guerra entre os homens, temos sim, esses momentos são apenas vistos de maneiras diferentes e apenas quando alguma das mulheres estão presentes, tanto que Merlim é até deixado em segundo plano para que Viviane e Morgana se sobressaiam.

Vale ressaltar que Morgana não é retratada como um feiticeira impiedosa e má, e sim como uma mulher extremamente forte e que luta pelo seus valores, pelo que acredita e, principalmente pela sua fé na Deusa. Outro ponto muito especial do livro é que nem todos os personagens são totalmente bons ou totalmente maus, todos têm seus momentos de fraqueza, e a autora soube mostrar isso de maneira incrível, deixando claro que todos são seres humanos e que podem errar. Até mesmo Lancelote, o qual a autora foi mais boazinha e deixou ele muito perfeito, teve seus momentos de fraqueza.

Uma história que prova que as mulheres fizeram a diferença na grande lenda arthuriana e transformou Morgana de uma bruxa para uma guerreira em busca de seu lugar no mundo dos homens.

A série é composta por quatro volumes aqui no Brasil, mas pode ser encontrada em volume único em inglês.

A adaptação dos livros aconteceu em uma produção somente para televisão e que teve como principais personagens os que aparecem na imagem seguinte, a maravilhosa Julianna Maguiles interpretou Morgana.

Imagem da adaptação da obra em filme para televisão. Da esquerda para direita: Guinevere (Samantha Mathis), Morgause (Joan Allen), Morgana (Julianna Margulies), Viviane (Angelica Houston). Acima: Rei Arthur (Edward Atterton) e Lancelote (Michael Vartan)

Embora com muitas diferenças da história original, o filme de 2001 se mostrou muito fiel ao que a autora quis propor com o livro: que as mulheres fazem a diferença sim em qualquer lugar e redimiu Morgana tirando dela toda a má fama de bruxa. Um filme com uma fotografia incrível, com bastante batalhas, romance e magia para agradar todos os gostos.

É isso pessoal, espero que tenham gostado dessa dica, quem não conhece a Lenda de Arthur é uma ótima maneira de começar a conhecer e para quem já conhece, que tal desconstruir um pouco os estereótipos e observar a história por outro ponto de vista? Morgana agradece!

Fiz uma resenha sobre os livros lá no Drops Literário, quem quiser saber um pouco mais sobre Morgana e as outras mulheres de Arthur é só clicar aqui!

Até semana que vem! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s