5 Hábitos que estimulam a criatividade!

Eu sempre tive muita dificuldade em relação à criatividade, inventar coisas. Fosse em trabalhos de escola, projetos para a faculdade e até mesmo em produzir conteúdo para o meu blog no começo. Por mais que eu escreva, sempre foi muito sobre coisas das quais vivi/vivo/vejo, então não é algo que eu tenha que “inventar”. Mesmo assim, ao longo dos anos, percebi que algumas coisas faziam com que isso se tornasse mais fácil e natural. Como sempre vejo esse assunto (o “branco” da criatividade) entrando em pauta, principalmente em grupos de blogueiros dos quais participo, resolvi compartilhar com vocês alguns hábitos que deixam nossa mente mais fértil e a criatividade aguçada, baseado em algumas coisas que eu mesma pratico no dia a dia:

1- Faça pelo menos uma leitura por dia, todos os dias!

img_0787

Não importa se você vai ler um livro de 500 páginas de um autor renomado ou o panfleto que te dão na rua (aquele que você amassa e joga na primeira oportunidade, sem nem saber do que se trata), leia! Principalmente se você escreve. De toda leitura podemos tirar algo de bom, seja para inspirar, dar ideias, facilitar a escrita ou abranger o vocabulário! Sei que muita gente não têm apreço por esse hábito, mas, na minha opinião, essas pessoas simplesmente ainda não encontraram um assunto que as interesse. Vá atrás de algo que lhe dê prazer em ler. Seja uma revista, jornal, livros de romance, piadas ou gibi. Vale tudo!

2- Se permita viver novas experiências!

img_0790

A mesmice nos acomoda e faz com que nossos pensamentos fiquem concentrados apenas naquelas coisas do cotidiano que já não nos trazem nada diferente, impossibilitando criar novos projetos. Sabe aqueles programas que você sempre lança um “não” achando que não tem muito a ver com você? O medo do desconhecido nos faz criar uma bolha que não deveria existir. Converse com pessoas que tenham visões diferentes das suas, faça aquelas coisas que está sempre “marcando”, mas nunca coloca em prática. Saia, ouse, se divirta! Abra sua mente para novos horizontes e veja o leque de ideias que podem aparecer.

3- Preste atenção aos detalhes!

img_0807Parece clichê, mas as melhores ideias são aquelas que nenhuma outra pessoa pensou ainda, te tornando único e original. Essas ideias vêm de pequenas coisas que a maioria das pessoas não costumam prestar atenção: os detalhes! Já tinha ouvido isso várias vezes, mas nunca levava à sério (mesmo sendo detalhista, observava, mas não absorvia). Quando comecei a realmente dar olhos e ouvidos ao que acontece ao meu redor, tudo se tornou bem mais simples. Às vezes, de uma palavra dita no meio de uma conversa surge a ideia de um texto ou me inspira a criar posts baseados naquilo.

4- Ande sempre com uma agenda…

img_0808

Ou algo que te possibilite anotar ideias mesmo nos momentos mais inesperados! Não sei vocês, mas, para mim, as ideias vêm sempre em momentos inoportunos, que me impossibilitam de começar a escrever na hora exata que aparecem. Quer um exemplo? Tive a ideia desse post (e vários outros) enquanto tomava banho (???). Colocando sua ideia no papel (ou anotando no celular, como faço na maioria das vezes), além de impedir que ela suma tão rápido quando chegou, você consegue esvaziar sua cabeça, deixando ela livre para que apareçam outras e consiga aperfeiçoar e criar mais coisas em cima do que já existe.

5- Comece! JÁ!

img_0810

Temos a incrível insegurança de sempre achar que irá existir a “hora certa” pra tudo! Não que ela não exista, mas acabamos sempre deixando para depois, com a justificativa de que ainda não estamos prontos. Do mesmo modo que não nascemos sabendo tudo, também não há como fazer algo de primeira perfeito! Temos que começar de algum jeito, mesmo que seja totalmente sem jeito, para que possamos, a partir da experiência, melhorar. Antes e durante o começo do meu blog eu morria de medo que chegasse a um ponto em que não tivesse mais ideias, e esses momentos aconteceram. No momento em que passei a levar mais a sério e a colocar ideias em prática, quanto mais conteúdo produzo, escrevo e lanço, mais ideias surgem na minha mente (levando em consideração todos os hábitos anteriores). É fazendo que se aprende e se aperfeiçoa.

Lembrando que dei vários exemplos sobre conteúdos sobre e para blog, porque é o que eu vivencio e posso dar como experiência, mas essas dicas valem para todos e qualquer coisa que vocês não estejam conseguindo colocar em prática pela falta de criatividade (que costuma querer fugir quando mais precisamos dela).

Não perca tempo e boa sorte, o sucesso lhe aguarda!

Contem aí nos comentários quais hábitos vocês mais praticam e compartilhem com a gente o que mais costumam fazer, além dos mencionados! 🙂

Beeeijos e até semana que vem! ❤

Nayara Rosolen

Anúncios

9 comentários sobre “5 Hábitos que estimulam a criatividade!

  1. Maya Modas

    Nayara, o post ficou muito legal! Adorei as dicas! Realmente acontece de nós blogueiras ficarmos sem assunto de vez em quando, mas com as dicas que você passou, para anotarmos sempre as nossas ideias, isso com certeza será de grande ajuda. Obrigada!
    Tenha uma ótima terça feira.
    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nayara Rosolen

      Muito obrigada, linda, fico feliz que tenha gostado! Fica tudo realmente mais fácil quando passamos a anotar, principalmente para alguém como eu que tem a memória um pouco falha hahaha Espero que tenha ajudado!
      Uma ótima semana para você ❤
      Beeeijos

      Curtido por 1 pessoa

  2. São ótimas dicas, eu sou um fã da criatividade em seu todo. O post que você trouxe remete muito a algo que eu mostro sempre e tento passar para todas as pessoas, todos nós somos criativos, o que muda é a nossa forma de buscar e querer cada dia melhorar a nossa criatividade, eu fiz um post sobre isso que é bem legal e responde a dúvida de muito se nascemos criativos ou se tornamos, se quiser dar uma olhada : https://rodizioboss.wordpress.com/2016/02/27/nascemos-criativos-cnoc/.

    Muito obrigado pelo post.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nayara Rosolen

      Obrigada, Lucas, fico feliz que tenha gostado!
      Antes achava que criatividade tinha que vir com a gente, mas depois passei a adotar essa ideia de que sempre podemos melhorar, buscando maneiras que nos estimulem da melhor forma e dai por diante vi que bastava colocar as ideias em prática para que muitas outras surgissem!
      Vou olhar, com certeza, obrigada por compartilhar com a gente 🙂
      Beeeijos

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s