Porque conhecer os direitos e deveres?

Fala Galera, tudo bem com vocês?

Lá vem a estudante de Direito falar sobre o curso… Não! Ou sim! É preciso defender “o seu” não? E eu, particularmente, sou daqueles que visionam apologeticamente o curso. Que gosta, defende, bate no peito e por mais que tenha as dificuldade do curso, é apaixonada.

Mas eu quero falar do nosso lado cidadão, e ainda mais: ser humano. Porque haveria de ter direitos, se tudo fosse as mil maravilhas? Para que estabelecer deveres se as condutas fossem respeitas? Seria até redundante. E é por não existir tais respeitos, que foram estabelecidos. E é pelo mesmo motivo que deveríamos conhecer o máximo possível dos pontos dos quais somos submetidos e assegurados. Afinal, como podemos saber como proceder às violações? Ou melhor, como saber se somos violados?

Neste exato momento você pode estar sendo prejudicado e sequer saiba. Ou por mais que saiba, o silêncio e a não busca por solução são o que lhe restam, por não saber como proceder em tal situação. E isto não se incube aos bonitões estudantes de Direito. Nada disso. É questão de função como cidadão, como pessoa humana que deve ser protegida, e principalmente que deve saber como se proteger.

Há uma série de coisas das quais somos protegidos ou que deveríamos manter na conduta que não sabemos, pelo não conhecimento. Não quero dizer que todos devemos ser formados em Direito. Nada disso. Vamos ser arquitetos, médicos, fisioterapeutas, vendedores, mas com base de conhecimento boa sobre nós mesmo. Ler alguma lei, buscar informação, estar por dentro dessas questões. Jornais, revistas, livros e a internet estão aí ofertando tudo isso para nós. Não custa nada nos autoconhecer não?

Beijos, Vanessa!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s