Contemporâneo, o caminho para a liberdade. 

Olá meninas, o feriado de vocês foi bom? Espero que tenha sido! Já estamos em novembro, agora realmente é reta final, 2015 está prestes a chegar no “game over”. A ultima fase desse ano já está chegando, mas relaxem não vou fazer um post clichê falando para vocês aproveitarem essa reta final, pois todo mundo é ciente disso né? Tem que aproveitar mesmo e ir atrás de tudo o que não conseguiu fazer..Hoje vou falar sobre um estilo de dança, como vocês sabem, eu faço ballet, jazz e contemporâneo, e ultimamente estou cada vez mais apaixonada pelo contemporâneo. Gente, é uma modalidade muito boa de se aprender, as aulas são muito divertidas, intensas e o melhor de tudo: verdadeiras! No contemporâneo não existe muito essa coisa de “certo” ou “errado”. Você é livre para se expressar, para criar sua movimentação, pois cada um possui um tipo de movimento, tem pessoas que apresentam movimentos mais leves, calmos e serenos outras possuem uma movimentação mais intensa, rápida e grosseira. E a cada dia, a cada aula, a cada momento que você para e percebe que descobriu mais uma movimentação SUA, é uma sensação ótima, inexplicável.

 A dança contemporânea surgiu em meados da década de 60 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Ela modificou muito as “posições-base” do ballet clássico, sapatilhas quase nunca são usadas e não temos que ficar pensando em esticar o pé, em não dobrar o joelho e etc. Mas ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet, fazendo uso de diagonais e da dança conjunta durante as aulas..Mas sempre buscando uma ruptura total com o ballet, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, idéias, conceitos, troca de emoções, de energia e várias outras coisas que vocês só irão entender se experimentarem fazer uma aula, garanto que não irão se arrepender.

 Essa modalidade apresenta inúmeros benefícios, como: o trabalho de alongamento e flexibilidade, proporciona força muscular, desenvolve a musicalidade, melhora a capacidade de percepção, consciência corporal, estimula a criatividade, socialização, melhora a auto-estima e acaba com o estresse. Sobre o estresse, gente, garanto 100% que o contemporâneo acaba com o estresse sim! Eu faço aula de sexta-feira, e toda a carga negativa, preocupações e angústias acumulados da semana se vão..

 Qualquer movimento pode virar dança numa coreografia, basta organizá-lo no tempo, no espaço e com uma determinada força/tônus/energia. Sabe aquela espreguiçada que você sempre dá ao acordar? Pois é, no contemporâneo ela pode ser muito útil, dela pode surgir vários movimentos com intenções e energias diferentes. Até o seu jeito de coçar os braços, de pisar, de andar, de mexer no cabelo, podem servir como base de criação de alguma movimentação. Então, estão esperando o que para marcar alguma aula? Não são todas as academias de ballet que proporcionam aula de contemporâneo, mas a maioria sempre tem, se puderem,  experimentem, se libertem, vocês vão adorar.


Para quem é daqui da região, em Sumaré no dia 14 de novembro (sábado que vem), haverá uma apresentação de contemporâneo, na escola D’leite.”Serena Mente”. O valor do ingresso é 10 reais + 1kg de alimento não perecível. E toda a verba arrecadada será revertida para a CIA D’leite. Para mais informações clique aqui. Vou amar muito se vocês forem, está lindo o espetáculo e o melhor de tudo é poder ver de pertinho todas as performances. Um beijo e um bom final de semana.

Anúncios

6 comentários sobre “Contemporâneo, o caminho para a liberdade. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s